Ouça este artigo
Chá-mate pode ajudar seu emagrecimento e oferece nutrientes essenciais
Principais benefícios e composição
O chá-mate concentra cafeína e compostos antioxidantes que aumentam a disposição e a atividade metabólica. Também fornece minerais importantes, como potássio, ferro, zinco e cobre, segundo dados da composição alimentar brasileira. Seus compostos bioativos têm efeitos anti-inflamatórios que favorecem a saúde do coração e do cérebro.
Evidências científicas sobre emagrecimento
Pesquisas indicam que o consumo de mate pode reduzir gordura corporal. Um estudo publicado na revista BMC Complementary Medicine and Therapies observou diminuição da gordura visceral e subcutânea e redução da circunferência da cintura após 12 semanas de uso de extrato de mate. Os resultados são atribuídos à ação termogênica da cafeína e ao efeito dos compostos bioativos sobre a queima de gordura.
Como consumir no dia a dia
Você pode beber o chá-mate puro ou com limão. Adicionar suco de meio limão realça o sabor e pode potencializar efeitos digestivos e anti-inflamatórios; os antioxidantes do limão também trazem benefícios para a pressão arterial e o bem‑estar. Preparação simples: faça a infusão com água quente (ou gelada para versão fria), coe e, se quiser, esprema o limão na xícara ou copo.
Dica prática: evite adoçar em excesso para não anular os efeitos de emagrecimento e prefira consumi-lo entre refeições para um leve aumento da saciedade e do gasto energético.
Cuidados e contraindicações
Por conter cafeína, o chá-mate pode causar insônia, palpitações ou ansiedade em pessoas sensíveis. Gestantes, lactantes e pessoas com hipertensão ou arritmias devem consultar um profissional de saúde antes de aumentar o consumo. Em caso de uso de medicamentos, verifique possíveis interações.