Você pode acabar com gases presos com chás, massagem e caminhada

Ouça este artigo

Você vai encontrar dicas simples para acabar com gases presos sem remédio. Explico como um chá de funcho com erva‑cidreira e uma caminhada rápida podem ajudar o seu intestino. Falo também de técnicas de compressão abdominal e massagem que aliviam a dor. As orientações são fáceis e seguras, inclusive para bebês. Tudo para você se livrar do desconforto de forma natural.

  • Chá de funcho com erva‑cidreira e caminhada ajudam a soltar gases
  • Massagem abdominal suave em círculos empurra os gases para fora
  • Comprimir o abdômen deitado com os joelhos na barriga alivia as dores
  • Caminhar após as refeições melhora a digestão e reduz gases
  • Chás de camomila, hortelã ou gengibre também ajudam a aliviar cólicas

Você pode aliviar gases presos com medidas simples, dizem especialistas

Você pode reduzir gases intestinais presos com métodos caseiros fáceis. Combinar um chá de funcho com erva‑cidreira e caminhar por alguns minutos costuma dar alívio rápido. Profissionais de saúde relatam que essa dupla estimula o intestino e facilita a eliminação natural dos gases.

Técnicas imediatas para alívio rápido

Para alívio imediato, comprima o abdômen deitado de costas: dobre os joelhos sobre a barriga e mantenha a pressão por cerca de 30 segundos. Relaxe e repita conforme necessário. Esse procedimento é considerado seguro para adultos, crianças e bebês quando feito com cuidado.

VEJA  Idosos: cuidados com pressão arterial durante o calor

Outra opção é a massagem abdominal. Faça movimentos circulares e suaves, no sentido do cólon (da direita para a esquerda no abdômen), empurrando levemente para deslocar os gases. O uso de creme hidratante ou óleo facilita o deslizamento das mãos.

Chá de funcho e erva‑cidreira: preparo e efeito

Você pode tomar chá de erva‑cidreira com funcho até três vezes ao dia. Para preparar, coloque 1 colher de sopa de cada erva em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 10 minutos, coe e beba morno, sem açúcar. Essas ervas têm ação antiespasmódica, o que ajuda a aliviar cólicas e pontadas no abdômen. A água do chá também hidrata e facilita o trânsito intestinal.

Outras infusões como camomila, hortelã ou gengibre podem ser usadas com objetivo semelhante.

Movimento e postura ajudam a digestão

Caminhar após as refeições (10–15 minutos) melhora a digestão e relaxa o intestino, facilitando a saída de gases. Alongamentos leves ou posturas de yoga também podem ser eficazes para algumas pessoas.

Mais recursos e leitura recomendada

Para informações complementares sobre como eliminar gases e medidas mais detalhadas, consulte https://www.tuasaude.com/como-eliminar-gases/. Esse artigo traz orientações adicionais sobre dieta, hábitos que evitam formação de gases e sinais de alerta para procurar um médico.

Conclusão

Você tem soluções simples e práticas para lidar com gases presos sem remédio. O combo chá de funcho com erva‑cidreira e uma caminhada curta costuma trazer alívio rápido. Técnicas como a massagem abdominal e a compressão suave ajudam o intestino a se mover e são seguras quando realizadas com cuidado — inclusive em bebês.

VEJA  Exercício para panturrilha: movimentos simples para fortalecer e evitar dores nas pernas

Fique atento: se a dor for intensa, vier com suor, falta de ar, dor no peito ou irradiação para braço/mandíbula, procure atendimento médico.

Perguntas frequentes

  • Como o chá de funcho com erva‑cidreira ajuda a expulsar gases?
    Relaxa os músculos do intestino e reduz as cólicas; a temperatura e a hidratação também facilitam o trânsito.
  • Quanto tempo devo caminhar depois de comer?
    Basta 10 a 15 minutos de caminhada leve; evite esforço intenso logo após a refeição.
  • Como faço a massagem abdominal para soltar gases?
    Movimentos circulares suaves no sentido do cólon, com leve pressão, usando óleo ou creme. Repita até sentir alívio.
  • A compressa no abdômen é segura para bebês?
    Sim, se feita com delicadeza: deite o bebê, flexione levemente as pernas sobre a barriga por ~30 segundos, sem pressão excessiva. Sempre com cuidado e carinho.
  • Quando procurar um médico em vez de chás e massagem?
    Procure emergência se a dor for muito forte ou vier acompanhada de suor, falta de ar, dor no peito ou irradiação para braço/mandíbula.

Veja também

idoso segurando um copo de água, sinalizando sintomas discretos de desidratação.

Idosos e desidratação: sinais discretos

Você já percebeu como idosos podem desidratar facilmente, mesmo quando dizem que “não estão com sede”? A desidratação nessa fase da vida é muito...
Nutrição
2
minutes
alimentos com propriedades anti-inflamatórias dispostos em uma mesa.

Anti-inflamatórios naturais: o que funciona

Você já percebeu como algumas dores e desconfortos parecem surgir do nada como se o corpo estivesse inflamado sem motivo aparente? A verdade é...
Nutrição
3
minutes
região do umbigo com sinal de desconforto.

Dor no umbigo: causas pouco conhecidas

Você já sentiu dor no umbigo e ficou sem entender o motivo? Esse é um sintoma que muita gente ignora por achar que “não...
Saúde
2
minutes
profissionais observando dados sobre crescimento dos casos de hepatite A no Brasil.

Hepatite A volta a crescer no Brasil

Você sabia que os casos de hepatite A estão voltando a crescer no Brasil? Depois de anos em queda, alguns estados registram aumento repentino,...
Saúde
3
minutes
spot_imgspot_img
Jornal Saúde Bem-estar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.